1 DE NOVEMBRO – Reflexão do Dia
As pessoas que mais respeito no Programa de Jogadores Anônimos e – que, por extensão – são aqueles com quem mais aprendi – parecem estar convencidos de que o orgulho é, como alguém o definiu, a própria origem do pecado. Na teologia moral, o orgulho é o primeiro dos sete pecados capitais. Também é considerado o mais sério, ficando destacado dos outros em função de sua característica peculiar. O orgulho afeta diretamente as nossas realizações espirituais. Ela se insinua em todos os nossos sucessos e realizações, mesmo quando os atribuímos a Deus.
Luto contra o orgulho ao praticar o Décimo Passo com regularidade, encarando sempre a mim mesmo e fazendo as coisas certas exatamente onde elas deram errado?
Hoje Eu Rezo
Que eu fique constantemente em alerta contra as armadilhas do orgulho, que podem traiçoeiramente afetar todas as realizações, todos os triunfos e todos os afetos correspondidos. Que eu saiba que quando as coisas derem certo para mim, meu orgulho ficará sempre à espreita pronto para receber os méritos. Que eu fique atento a isso.
Hoje Eu Me Lembrarei
Coloque o orgulho em seu devido lugar.